DESCRIÇÃO
Sabemos da importância de ingerir bons alimentos para abastecer nosso corpo com os nutrientes necessários para uma boa saúde, só que por vezes não damos a devida atenção ao processo digestivo para que nosso corpo possa absorver os nutrientes²³.
Nesse processo digestivo o intestino é responsável pela absorção da maioria dos nutrientes, além da eliminação das toxinas. O intestino é como uma selva composta por mais de um trilhão de seres vivos, quando essa microbiota está equilibrada, o intestino vai cumprir suas funções de forma eficiente²³.
Além da absorção dos nutrientes, o intestino está conectado diretamente com cérebro, sendo inclusive chamado como “segundo cérebro”, por ser a região do corpo com maior número de neurônios depois do cérebro4.
Nessa relação o intestino libera neurotransmissores, como a serotonina, conhecida pelo efeito de bem-estar. Outra participação essencial do intestino é em nosso sistema imune, é no intestino que se concentram 70% das células imunológicas7.
A microbiota é composta por centenas de espécies de bactérias que ajudam nas funções intestinais, os principais tipo são bifidobactérias e lactobacilos. A saúde destas bactérias pode ser afetada pelo estresse, consumo de corantes, conservantes, álcool, tabaco, agrotóxicos e antibióticos5.