DESCRIÇÃO
O alecrim é um arbusto de folhas perenes com folhas aromáticas como agulhas. É nativo do Mediterrâneo e da Ásia mas é cultivada ao longo de todo o mundo, sendo muito empregado na culinária e no uso terapêutico popular.
O alecrim é uma espécie vegetal com diferentes perfis genéticos que lhe predispõe a poder produzir óleos essenciais com composição químicas diferentes (quimiotipos). Conforme os genes carregados pela planta ela pode produzir muito 1,8-cineol (eucaliptol), muita cânfora, maior teor de verbenona, entre outros. Em respeito aos seus clientes a Laszlo foi a primeira empresa brasileira a especificar os diferentes quimiotipos dos óleos essenciais em seus rótulos.
O óleo essencial com mais teor de cânfora é considerado o óleo essencial dos estudantes. É um estimulante do sistema nervoso central útil em problemas de concentração, perda de memória e letargia. Apresentou em estudos potencial de aumentar a produção de ondas beta no cérebro. Estas ondas são rápidas e estão associadas com a concentração e o pensamento ativo, nos mantendo alertas e propiciando o raciocínio crítico e rápido.