Você tem medo de comer e engordar?

segunda-feira, 4 de junho de 2018 17:35:49 America/Sao_Paulo

O medo de comer e engordar atrapalha muito, mas ele não emagrece; pelo contrário: engorda! O medo é tão grande, que a culpa de comer é proporcional a ele. Comer hoje tem sido um problema, o número de alimentos disponíveis nas prateleiras é vasto; e as dietas da moda? A verdade é que as pessoas têm ficado com medo de comer e engordar.  Mas nenhum alimento tem o poder de engordar e nem de emagrecer, a fome não é uma vilã e não é uma sensação que você precisa matar ou temer, apenas indica que seu corpo precisa de nutrientes.

Comer certo não engorda e nunca vai engordar, o ganho de peso pode acontecer a partir de uma ingestão de um alimento em um curto período de tempo, mas não é só o tipo e quantidade de alimento que leva uma pessoa a engordar. Quem segue uma alimentação saudável e adequa suas individualidades de acordo com a prescrição de um profissional capacitado, sabe que a causa de ganho de peso pode estar ligada a outras questões que podem ou não estar relacionadas com o alimento. E uma das coisas que você pode fazer é comer em paz, sem medo!  

Eliminar o carboidrato durante a alimentação vai resolver o problema?

Há quem diz que os carboidratos que antes foram considerados mocinhos, hoje são vilões. Mas não vai ser comer uma fatia de bolo que irá lhe fazer ganhar peso. As pessoas que tentam perder gordura a qualquer custo têm o hábito de simplesmente contar calorias como se elas fossem todas iguais. E elas não são! A caloria que vem de uma proteína, de uma gordura ou de um carboidrato tem a mesma medida de energia quando analisadas no laboratório, mas uma vez dentro de um ser vivo elas funcionam de maneira muito diferente.

Entendi! Os nutrientes ingeridos em excesso são estocados como gordura! Mas porque os carboidratos são tão culpados?

As pessoas querem e buscam soluções rápidas e fáceis para o emagrecimento, acham que a única solução é tirar o carboidrato (açúcar), mas mesmo tirando todo o tipo de carboidrato das suas refeições, não conseguem emagrecer. A grande diferença está no tempo de digestão e de absorção do carboidrato no nosso corpo. Eles são os primeiros a serem digeridos e absorvidos, muito mais rapidamente do que as proteínas e as gorduras. E esse tempo de absorção define muito do destino dessa caloria no nosso organismo.

Como essa velocidade de metabolização para o carboidrato é muito rápida, quando comemos a mais do que precisamos, o nosso metabolismo usa somente o necessário para aquele momento e rapidamente armazena o restante como gordura. O que engorda é comer muito carboidrato em um único momento, pois vamos ter mais carboidrato do que nossas células precisam naquele instante. Então o fundamental aqui é entender o tipo de carboidrato que estamos ingerindo e em qual o momento estamos fazendo essa refeição, além da quantidade é claro!

Então como perder o medo de comer e engordar?

Primeiramente, respeite a sua fome! Quando decidir comer, avalie se realmente está com fome. Sentir fome é algo natural e saudável. Não tenha medo da sua fome. Confie na sua sabedoria interna. Ninguém melhor do que o seu corpo para lhe dizer quando e o quanto deve comer. Você pode e deve respeitar esses sinais internos.

Se escolher comer um alimento que considera “proibido, coma com calma. Aprecie o sabor, observe as cores, as texturas, sinta o aroma dos alimentos. Coma com prazer, sem culpa. Coma bem. Isso irá lhe ajudar a comer em quantidades menores. Pare de classificar os alimentos como saudáveis e não saudáveis, isso não vai fazer você emagrecer. A comida tem várias funções e significados e isso não deve ser ignorado.

Não fique com medo de comer o alimento que gosta. Medo e comida são duas coisas que não tem nada a ver e que não se combinam. Se você não conseguir controlar esse medo de comer, procure ajuda de um profissional capacitado!