Quais os benefícios das Castanhas para o nosso corpo

segunda-feira, 24 de agosto de 2020 08:00:00 America/Sao_Paulo

As oleaginosas de modo geral são muito benéficas. Elas são fonte de gorduras boas e minerais essenciais para nossa saúde.

Quando incluídas em uma dieta equilibrada, pode trazer excelentes resultados para quem busca um corpo saudável.

Para quem treina, é essencial que possa fazer escolhas de alimentos que potencializem seu desempenho antes, durante e depois dos treinos. E pensando nisso as Castanhas são excelentes.

Muitas Castanhas possuem arginina, uma substância que é essencial para quem busca “crescer” a musculatura. Também possuem antioxidantes que são necessários por eliminar os radicais livres do corpo.

Por serem compostas de gordura saturada e poli insaturadas ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom, mas não devem ser consumidas em exagero - e nem há necessidade, pois, uma pequena quantidade trará saciedade.

As formas de consumo são abrangentes, pode servir como ingrediente no preparo de receitas como: bolos integrais e pães, trituradas como acompanhamento em saladas de frutas ou iogurtes e em forma de farinhas que podem substituir o trigo.

Uma alternativa muito saborosa é fazer um mix com várias opções e assim compor um “combo de nutrientes” eficaz para uma boa nutrição e saúde.

Conheça os principais tipos de Castanhas e seus benefícios

O Brasil é um dos países produtores de Castanhas, entre elas estão a Castanha do Pará e também a Castanha de caju. Entretanto, além delas existem outros tipos de “nuts” que possuem muitos benefícios também.

Vamos conhecer mais a respeito de alguns:

  • Castanhas do Pará

Rica em ômega 3, selênio e gorduras poli instauradas que são essenciais na prevenção de problemas cardíacos. Além disso, também contribui para saúde da pele.

  • Castanhas de Caju

Tem um sabor muito característico e costuma agradar a maior parte dos paladares. Rica em fósforo, garante a saúde dos ossos e também em zinco que é importante para o sistema imunológico.

Mas atenção, a castanha de caju deve ser consumida torrada, pois a versão crua pode ser tóxica.

  • Noz

A noz não é um castanha, mas está no grupo das oleaginosas. Na composição tem magnésio, importante para manter a fadiga bem longe.

Além disso ajuda a prevenir o diabetes tipo 2, por manter os níveis de glicose sob controle.

  • Macadâmia

É uma das opções que possui maior quantidade de vitaminas do complexo B. Para se ter uma ideia, em 100 gramas existe a quantidade diária que um adulto precisa dessas vitaminas.

  • Amêndoa

Possui vitamina E que é uma vitamina lipossolúvel – precisa de gordura para ser absorvida – com o poder de aumentar a resistência muscular.

Além disso tem propriedades antioxidantes.

As Castanhas são encontradas facilmente em lojas de produtos naturais e nas regiões que tenham zona cerealista. O preço costuma ser mais acessível quando elas são adquiridas por quilo.

São boas opções para serem consumidas em lanches, no pré ou pós treino também. São ricas em carboidratos complexos, em proteínas e também em fibras que contribuem para boa saúde do intestino.

Se você tinha dúvidas quanto aos benefícios das Castanhas para a saúde, então saiba que fazem parte de um grupo de alimentos de grande valor nutricional.

São opções versáteis que podem ser consumidas na sua forma natural ou inclusa em receitas funcionais, o que torna mais fácil inclui-las na dieta.

Então a partir de agora usufrua de todos os benefícios que as Castanhas podem trazer para você.

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