Conheça a importância do alongamento

segunda-feira, 22 de junho de 2020 08:00:00 America/Sao_Paulo

Você sabia que alguns minutos de alongamentos por dia podem fazer com atividades rotineiras se tornem mais fáceis e eficientes?

Caso não saiba disso, nós fazemos questão de lhe dizer que incluir alongamentos dentro do seu dia a dia só trará benefícios!

Se levarmos o tema para a prática de atividades físicas, a importância do alongamento se torna ainda maior.

Os alongamentos são movimentos muito democráticos, pois podem ser realizados de diversas maneiras e em diversos locais.

 Então, se você quer saber mais a respeito, continue conosco nesta leitura.

Quais são os efeitos do alongamento?

A prática constante dos alongamentos são muito benéficas, sobretudo para articulações e a flexibilidade muscular.

Quando iniciamos essa atividade, nem sempre é confortável, então insista para colher bons resultados como os que vai conhecer agora:

·                   Elimina tensões;

·                   Melhora a coordenação motora;

·                   Potencializa a flexibilidade;

·                   Induz ao relaxamento;

·                   Previne o encurtamento muscular e de tendões;

·                   Traz consciência corporal;

·                   Ativa a circulação sanguínea;

·                   Corrige e melhora a postura;

·                   Melhora o desempenho de outras atividades físicas;

·                   Previne lesões.

É claro que esses são apenas os principais efeitos que os alongamentos podem proporcionar, pois quem pratica constantemente pode aumentar bastante essa lista de benefícios.

Algumas pessoas caminham poucos minutos e sentem dores em lugares como joelhos e lombar. Subir escadas se torna um desafio!

Para quem passa por isso ou situações similares, a prática de alongamento pode trazer muito alívio e em alguns casos, finalmente resolver o que os analgésicos apenas amenizam.

Em outras palavras, alongar-se é positivo para quem pratica atividades e principalmente para quem é sedentário.

Onde e como posso praticar os alongamentos?

Se você pratica atividades físicas, o ideal é que faça isso antes e depois do exercício, sempre priorizando a musculatura que está sendo trabalhada.

Pode parecer que dedicar alguns minutos antes e depois não faz nenhuma diferença, mas tenha certeza que aquecer os músculos antes e livrá-los das tensões da atividade física ao final só vai potencializar o resultados.

O ideal é que comece de baixo para cima, pois isso contribuirá para que o fluxo de sangue também seja beneficiado.

Mas para quem é sedentário, o ideal é escolher dois tipos de alongamento para cada grupo muscular.

Existem alguns alongamentos que podem ser realizados em qualquer lugar, dentro do carro, sobre a cama e até mesmo enquanto assiste TV. Contudo, o ideal é que ao realizar os exercícios você esteja concentrado para que eles sejam feitos com mais assertividade.

É muito importante que haja regularidade na atividade, pois só assim os resultados vão ser percebidos.

Para que os movimentos sejam realizados da maneira correta, é muito bacana que você tenha a ajuda de um profissional, pois ele saberá quais são os mais indicados de acordo com o seu condicionamento físico.

Depois de aprendê-los você vai perceber que poderá repetir os movimentos mesmo que esteja em casa.

Tipos de alongamentos

Cada alongamento tem um objetivo muito claro para cada músculo, por isso que os movimentos são diferentes, embora trabalhem por vezes as mesmas partes do corpo.

Eles são feitos de maneira diferentes, porque o foco é específico. Vamos entender mais sobre cada tipo.

Alongamento passivo

É feito com o uso de algum equipamento ou apoio de uma pessoa que ajuda a controlar a força.

Alongamento dinâmico

Com o foco em diferentes estruturas musculares, a movimentação é de vai e vem com o objetivo de tensionar e ao relaxar os músculos.

Alongamento estático

Esse é o mais tradicional dos modos de alongar, nele os movimentos são feitos em um local onde se fica parado e uma determinada área se estende, permanecendo assim por pelo menos 30 segundos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do alongamento, que tal incluir a atividade na sua rotina?

Alguns minutos por dia, de manhã ou a noite, podem tornar sua rotina muito mais confortável e produtiva, pois seu bem estar físico vai melhorar sem sombra de dúvidas.

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